04/11/2008


Heráldica

A heráldica dos Burke é bem documentada, e há uma longa lista de brasões ligados ao nome. O brasão de armas mostrado acima é tido como o mais antigo e é o brasão para todo o clã.
O Brasão dos Burke: Or (ouro), uma cruz Gules (cor vermelha em heráldica), no cantão destro (quadrante superior esquerdo), um leão rompante (em pé) sable (preto).
Crista: Um gato montanhês sentado, olhando para o espectador e devidamente preso por coleira e corrente de ouro.
Moto: Ung roy, ung foy, ung loy (embora a linguagem seja um pouco estranha, o moto significa “um rei, uma fé, uma lei”).
De acordo com a lenda, o brasão foi dado a um antepassado BURKE por Richard Coeur de Lion (Ricardo Coração de Leão) durante as Cruzadas. Conta-se que um “de Burgh” foi o responsável pela morte de um chefe sarraceno e enaltecido por sua bravura. Ricardo desenhou uma cruz com o sangue do sarraceno morto no escudo dourado dos Burgh (ou talvez no do sarraceno), e presenteando-o ao vencedor disse “sejam estas vossas armas para sempre”
Por maravilhosa que seja esta lenda, ela pode ter sido propagada a partir de um extrato relativo a Baldwin de Burgh, do manuscrito de De Burgo – Historia et Genealogia Familiae de Burgo ¾ “e Baldwin de Burgh tomou a soberania dos sarracenos, derramou seu sangue profusamente, matou o Rei deles e os egípcios foram tombados em grande número por ele”.
Embora as pessoas viessem decorando escudos por séculos incontáveis mesmo antes de Cristo, a heráldica é muito mais recente que isso e de bem depois das Cruzadas. A heráldica de fato data do segundo quarto do século doze, e é atribuída principalmente ao desenvolvimento de armaduras durante o período medieval. Pensa-se que ela tenha sido um método de identificação em combate, por causa do surgimento dos capacetes de rosto fechado.
Uma parte muito interessante do brasão de armas dos Burke é o “Leão rompante”. Isso somente era dado a soberanos e nobres de alto escalão, e é uma das “Atribuições” mais antigas que se pode encontrar na heráldica.

Nenhum comentário: